Histórico da Igreja Presbiteriana da Ilha

O início da Igreja Presbiteriana da Ilha dos Araújos deu-se em 1963, quando o Reverendo Silas Crespo chamou a atenção do Conselho da Primeira Igreja Presbiteriana de Governador Valadares, sendo seu pastor, para criar um trabalho evangelístico no novo bairro da Ilha dos Araújos, loteamento novo, porém já muito povoado e com grandes promessas para o futuro.

Tomou ele, todas as informações necessárias com o dono do loteamento da Ilha e ficou sabendo que o bairro estava dividido em cinco mil lotes, o que comportaria futuramente uma população de vinte e cinco mil pessoas. Percorreu toda a Ilha e constatou não haver ainda nenhum outro trabalho evangélico de qualquer outra denominação. Então, em 1965, o Reverendo Silas Crespo, tomou, com o Conselho de sua igreja, medidas objetivas para criar um trabalho no bairro Ilha dos Araújos. O Conselho nomeou uma comissão e depois de muita análise, compraram dois lotes conjugados à entrada da Ilha dos Araújos.

Após, o pastor organizou um trabalho e culto ao ar livre, no local do lote, todos os domingos às 17h, pregando, na abertura do mesmo e depois deixando a cargo da União Presbiteriana de Homens (UPH).

Em 1967, nomeou-se uma comissão de construção da nova congregação, visto haver mais de vinte famílias presbiterianas, membros da Primeira Igreja, residindo ali. Iniciou-se a construção de um prédio, com base para dois andares, no fundo do terreno, com um salão de culto para duzentas pessoas assentadas e salas de Escola Dominical para crianças, instalações sanitárias para ambos os sexos. O salão de culto foi inaugurado na data prevista, a saber, no domingo, dia 15 de outubro de 1967, obedecendo ao programa elaborado pelo pastor.

Entretanto, a organização da Igreja Presbiteriana da Ilha dos Araújos, deu-se no dia 31 de março de 1968, contendo 127 membros. O Conselho da Igreja foi constituído pelos seguintes presbíteros: Abner Teixeira, Adnir Meirelles, José Soares Gama e Odílio Pereira Gama. E a Junta Diaconal composta pelos seguintes diáconos: Abel Pinheiro, Euler Marra, Lourival Silva Neto e Raimundo Martins.

Desde então, a Igreja Presbiteriana da Ilha dos Araújos tem estado de portas abertas, pregando, ensinando e anunciando o evangelho de Cristo, e, assim o fará até que ele volte para resgatar o seu povo.